As 15 melhores fotos da Natureza de 2019
10/12/2019 - 12:53

Leão marinh nadando em cenário com algas, corais e rochas. Fundo azul com raios de sol.

A The Nature Conservancy (TNC), maior organização de conservação ambiental do mundo, revelou recentemente os vencedores da edição de 2019 de seu concurso de fotografia. Foram selecionados primeiro, segundo e terceiro lugares em cinco categorias – além de um prêmio extra escolhido pelo público por meio de votação.

A campeã geral é a foto que você vê aí em cima: um leão-marinho da Califórnia (o nome científico da espécie é Zalophus californianus) nadando em um cenário subaquático deslumbrante. O clique é do americano Tyler Schiffman. Abaixo, veja a lista completa de fotos vencedoras:

Categoria "Água"

Tubarão baleia nadando em recife de corais

1º lugar na categoria “água”
Um tubarão-baleia – com pintinhas e a boca larga característica – nada no recife de corais de Ningaloo, no litoral oeste da Austrália. De acordo com o fotógrafo Alex Kydd, a maneira específica como os raios de luz estão penetrando na água só pode ser registrada em dias de pouco vento e água parada. (Alex Kydd | The Nature Conservancy/Divulgação)

Revoada de flamingos sobre lago salino

2º lugar na categoria “água”
Uma revoada de flamingos sobrevoa o lago salino Magadi, no Quênia, leste da África, em março de 2018. A figura psicodélica em forma de “T”, embora pareça o reflexo de uma nuvem, é espuma na superfície da água. (Hao Jiang | The Nature Conservancy/Divulgação)

Raias em interação social

3º lugar na categoria “água”
O fotógrafo Alex Kydd faturou não só o 1º como também o 3º lugar de sua categoria. Ele afirma não saber ao certo a que espécies pertencem as raias e qual exatamente é a finalidade desse tipo de interação social bagunçada. A foto foi feita no mesmo recife de corais que o clique de ouro do tubarão-baleia. (Alex Kydd | The Nature Conservancy/Divulgação)

Categoria "Cidades e Natureza"

Ponte Golden Gate em amanhecer de neblina baixa

1º lugar na categoria “cidades e natureza”
Foto feita na ponte Golden Gate, em São Francisco, nos EUA, em um amanhecer de neblina baixa. (Jay Huang | The Nature Conservancy/Divulgação)

Vilarejo de Mestia, na Geórgia, a noite

2º lugar na categoria “cidades e natureza”
O vilarejo de Mestia, na Georgia, à noite. A Georgia é uma pequena ex-república soviética localizada no sopé Cáucaso, às margens do mar Negro. (Yevhen Samuchenko | The Nature Conservancy/Divulgação)

Leões marinhos aglomerados em construção

3º lugar na categoria “cidades e natureza”
Os leões-marinhos da Califórnia foram as grandes estrelas deste ano. Além de levarem o prêmio principal, conseguiram um bronze por sua presença numerosa nas docas do porto de Astoria, nos EUA. (Robert Potts | The Nature Conservancy/Divulgação)

Categoria "Paisagem"

Montanha coberta de neve com esquiador

1º lugar na categoria “paisagem”
O clique foi feito durante uma viagem para prática de esqui na Eslovênia. Após 5 dias de neblina nas montanhas, o céu se abriu. (Colin Ronald | The Nature Conservancy/Divulgação)

Lagoa salina Hutt, com água rosa e paisagem ao fundo

2º lugar na categoria “paisagem”
Parece um quadro do Mark Rothko. Mas é uma foto feita por um drone que sobrevoava a lagoa salina Hutt, no oeste da Austrália. A água é rosa graças à presença de pigmentos carotenoides produzidos por algas. (Leigh Miller | The Nature Conservancy/Divulgação)

Mulher sentada em montanha a beira de um vale com um rio extenso e montanhas com neve ao fundo

3º lugar na categoria “paisagem”
Trolltunga, Noruega. 28 de junho de 2019. (Guilherme Gomes de Mesquita | The Nature Conservancy/Divulgação)

Categoria "Pessoas e Natureza"

Redes de pesca em volta de boia com pescador

1º lugar na categoria “pessoas e natureza” (Cale Van Vinh | The Nature Conservancy/Divulgação)

Jovem flutuando com o rosto para fora da água

2º lugar na categoria “pessoas e natureza”
É no Brasil. Este é um jovem refugiado da República Democrática do Congo finalmente curtindo a paz nas águas da Baía de Guarnabara, no Rio de Janeiro. É parte de uma série sobre imigração realizada pelo fotojornalista Fabio Teixeira. (Fabio Teixeira | The Nature Conservancy/Divulgação)

Duas pessoas nadando ao lado de barco em lago lodoso, verde.

3º lugar na categoria pessoas e natureza
Foto tirada durante o inverno de 2015 em um rio na região de Bengala, no leste da Índia. Com o tempo seco, o fluxo da água acalma e algo descrito pelo fotógrafo como “camada com aparência de musgo” preenche a superfície da água. (Atratim Pal | The Nature Conservancy/Divulgação)

Categoria "Vida Selvagem"

Urso polar nadando sozinho