Selo Clima Paraná

Selo Clima Paraná OURO 2020

Selo CLIMA PARANÁ

 

O Selo CLIMA PARANÁ incentiva as empresas paranaenses a reduzirem a “Pegada de Carbono”, para combater as Mudanças Climáticas e ampliar a competitividade econômica no contexto de uma nova economia, de baixo carbono.

São três Selos, que permitem demonstrar, para clientes, fornecedores e para a sociedade em geral, o compromisso de sua empresa com o Desenvolvimento Sustentável: 

Selo CLIMA PARANÁ, categoria “Original”, para as empresas que elaboram inventários das emissões de gases de efeito estufa e os submetem à validação da SEDEST.

Selo CLIMA PARANÁ “OURO”, para as empresas que submetem os Inventários de Emissões à verificação de uma terceira-parte independente, acreditada pelo Inmetro. Pode permitir a extensão, em até um ano, da validade da Licença de Operação.

Selo CLIMA PARANÁ “OURO PLUS”, para as empresas que submetem os Inventários de Emissões à verificação de uma terceira-parte independente, acreditada pelo Inmetro, comprovando uma redução das emissões. Pode permitir a extensão, em até um ano, da validade da Licença de Operação.

 

INFORMATIVO: Devido à pandemia, não haverá Cerimônia Solene de outorga do Selo Clima Paraná, Edição 2020.

 

Empresas agraciadas com o Selo CLIMA PARANÁ:

Teste 2 - empresas

 

CERIMÔNIA SOLENE - EDIÇÃO 2019

 

Selo CLIMA PARANÁ – Edição 2020

 

 
NOTAS GERAIS
  1. Para adesão ao Selo CLIMA PARANÁ categoria "Original", basta enviar a Declaração de Emissões Completa ou Simplificada. Se possível, prefira a Declaração de Emissões Completa;
  2. Para adesão ao Selo CLIMA PARANÁ “OURO”, enviar a Declaração de Emissões Completa e a Declaração de Verificação;
  3. Para adesão ao Selo CLIMA PARANÁ “OURO PLUS”, enviar a Declaração de Emissões Completa, a Declaração de Verificação e a Declaração de Redução das Emissões. A redução das emissões totais será no mínimo equivalente a uma taxa geométrica anual de 0,5% (zero vírgula cinco por cento).
  4. A possibilidade de extensão do prazo de validade da Licença de Operação beneficia as empresas agraciadas com o Selo CLIMA PARANÁ “OURO” Selo CLIMA PARANÁ “OURO PLUS”;
  5. O Selo CLIMA PARANÁ só será outorgado se a empresa interessada não possuir, no momento da outorga do Selo, débitos ou não estiver enquadrada em ilegalidades de qualquer ordem relativas ao licenciamento, monitoramento e fiscalização ambientais;
  6. A SEDEST poderá não acolher a Declaração de Emissões que apresente emissões nulas ou insignificantes, inferiores a 200 t/ano CO2e, que contenha elementos que possam comprometer a credibilidade do Selo CLIMA PARANÁ ou que não utilize o mais alto nível de agregação organizacional;
  7.  O Selo CLIMA PARANÁ só será outorgado às empresas que estiverem presentes na Cerimônia Solene de outorga, não se admitindo que uma só pessoa represente mais de uma empresa;
 
OBJETIVOS DO SELO CLIMA PARANÁ
  • Reduzir as emissões de gases de efeito estufa, para combater o aquecimento global e as mudanças climáticas.
  • Incentivar as empresas paranaenses a medirem e reduzirem as emissões.
  • Preparar o Paraná para empreender a transição para uma economia de baixo carbono.
  • Obter informações sobre as emissões corporativas de gases de efeito estufa para orientar a atuação dos agentes do governo, na formulação de políticas públicas, e dos agentes privados, na implementação de estratégias empresariais, em prol da sustentabilidade ambiental e da competitividade da economia do Paraná.
  • Preparar a economia do Paraná para um cenário de precificação de carbono e de oportunidades de participação em mercados de carbono.

 

O Selo CLIMA PARANÁ, como instrumento do Registro Público Estadual de Emissões de Gases de Efeito Estufa, está previsto na Política Estadual de Mudanças Climáticas, estabelecida pela Lei Estadual 17133/2012 e disciplinada pela Resolução Selo Clima 047/2019 publicado no Diário Oficial do Estado do Paraná, Edição 10467 - Data da Publicação: 01/07/2019.

 

 

Diretrizes Específicas:

  • Não será acolhida Declaração de Emissões que apresente resultado que possa comprometer a credibilidade, o valor percebido e a atratividade do Selo CLIMA PARANÁ. Quando o resultado for inferior a 200 t/ano de CO2e, poderá não ser acolhida.
  • A redução das emissões totais será no mínimo equivalente a uma taxa geométrica anual de 0,5% (zero vírgula cinco por cento).

 

Para saber mais, acesse os links a seguir:

 

 

A iniciativa Selo CLIMA PARANÁ enaltece o protagonismo nacional do Programa Brasileiro GHG Protocol, concebido e gerido pelo Centro de Estudos de Sustentabilidade da FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS, em São Paulo.

Na elaboração de inventários corporativos de emissões de gases de efeito estufa é indispensável consultar métodos, notas técnicas e a Ferramenta de Cálculo disponíveis na página do Programa Brasileiro GHG Protocol [https://www.ghgprotocolbrasil.com.br].

Para o cálculo das emissões da agricultura, recomenda-se consultar a metodologia e ferramenta de cálculo disponíveis na página do GHGProtocol, “Agriculture Guidance for Brazil – Portuguese (Diretrizes Agropecuárias)” [www.ghgprotocol.org/agriculture-guidance].

 

CERIMÔNIA SOLENE - EDIÇÃO 2019

 

Cerimonia Solene 2019

O evento ocorreu em 07 de Novembro de 2019 e 36 empresas foram agraciadas com o Selo.

 

Pronunciamento do Eng. José RUBEL, Coordenador do Selo CLIMA PARANÁ

Selo Clima Paraná 2019 - Agência FIEP (Vídeo)

Selo Clima Paraná 2019 - Agência FIEP (Imagens)

 

Inventário de Emissões de Carbono do Estado do Paraná - período 2005/2012

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

VEJA como foi a Cerimônia Solene – Edição 2018

   Cerimônia Solene 2018 - Noticia Agência FIEP

   Cerimônia Solene 2018 - Imagens

 

 

 Havendo dúvidas, fale conosco:

seloclimaparana@sedest.pr.gov.br

  (41) 3304-7709

José RUBEL

rubel@sedest.pr.gov.br

Coordenador do Selo Clima Paraná

Eng. Civil - MSC, Especialista em Administração Pública

 

CASSIA Nazareth Herrig

est.cassia.n@sedest.pr.gov.br

Acadêmica de Engenharia Ambiental

 

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo

Rua Desembargador Motta, 3384 - Bairro Mercês

80430-300 - Curitiba - Paraná

GALERIA DE IMAGENS

  • Selo Clima Paraná 2018
    Miniatura
    Miniatura
    Miniatura
    Miniatura
    Miniatura
    Miniatura
    Miniatura
    Miniatura
    Miniatura
    Miniatura
    Miniatura
    Miniatura
    Miniatura
    Miniatura
    Miniatura
    Miniatura
    Miniatura
    Miniatura
    Miniatura
    Miniatura
    Selo Clima Paraná 2018
    Miniatura
    Miniatura
    Miniatura
    Miniatura
    Miniatura
    Miniatura
    Miniatura
    Miniatura
    Miniatura
    Miniatura
    Miniatura
    Miniatura
    Miniatura
    Miniatura
    Miniatura
    Miniatura
    Miniatura
    Miniatura
    Miniatura
    Miniatura
    Entrega de Selos Clima Paraná, fotos:Gelson Bampi
    Entrega de Selos Clima Paraná, fotos:Gelson Bampi