Políticas públicas

 

CONTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NOS MUNICIPIOS DO ESTADO DO PARANÁ
O processo de construção de políticas públicas deve ser transversal e multidisciplinar, guiada por reflexões teórico-práticas socioambientais para aprimoramento do bem comum da população de um território.
 

CARTILHA POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (PDF)

Autor: SEDEST, Diretoria de Políticas Ambientais (DIPAM) Coordenação de Recursos Naturais e Educação Ambiental e Instituto Água e Terra (IAT).
Objetivo: Subsídios técnico para orientação aos municípios na construção de suas políticas públicas de Educação Ambiental e de seus instrumentos, bem como dar suporte técnico para os servidores municipais no processo de construção do Sistema de Política Pública de Educação Ambiental nos territórios.

Fevereiro de 2022

 

 

 

 

ESPAÇO EDUCADOR SUSNTENTÁVEL EM PARQUES URBANOS MUNICIPAIS 

Espaços educadores sustentáveis são aqueles que têm a intencionalidade pedagógica de se constituírem em referências de sustentabilidade socioambiental, isto é, “espaços que mantêm uma relação equilibrada com o meio ambiente e compensam seus impactos com o desenvolvimento de tecnologias apropriadas, de modo a garantir qualidade de vida para as gerações presentes e futuras” (BORGES, 2011).
 

CARTILHA PROJETO PARQUES URBANOS/ESPAÇO EDUCADOR SUSTENTÁVEL (PDF)

Autor: SEDEST, Diretoria de Políticas Ambientais (DIPAM) Coordenação de Recursos Naturais e Educação Ambiental e Instituto Água e Terra (IAT).
Objetivo: Apresentar subsídios para a elaboração de projetos ou ações às Prefeituras Municipais do Estado do Paraná, além de orientar e auxiliar os Prefeitos e técnicos municipais quanto à estruturação, modelos e ideais de Espaços Educadores em Parques Urbanos.

Fevereiro de 2022