Selo Clima Paraná
Selo CLIMA PARANÁ
COMUNICADO[10.dez.21]A interface entre o Selo CLIMA PARANÁ e seu sucedâneo, o Selo FEITO NO PARANÁ SUSTENTÁVEL, quando definida, será publicada na página da SEDEST. Desejamos um Feliz Natal e um próspero 2022, com renovado empenho na redução das emissões de carbono, a todas as empresas que, participando do Selo CLIMA PARANÁ, engrandeceram este projeto.
Muito obrigado! Equipe Selo CLIMA PARANÁ
|
O Selo CLIMA PARANÁ incentiva as empresas paranaenses a reduzirem a “Pegada de Carbono”, para combater as Mudanças Climáticas e ampliar a competitividade no contexto de uma nova economia, de baixo carbono.
São três Selos, que permitem demonstrar, para clientes, fornecedores e para a sociedade em geral, o compromisso das empresas com o Desenvolvimento Sustentável:
Selo CLIMA PARANÁ, categoria “Original”, para a empresa que elabora o Inventário de Emissões de gases de efeito estufa e o submete à validação da SEDEST.
Selo CLIMA PARANÁ “OURO”, para a empresa que submete o Inventário de Emissões à verificação de uma terceira-parte independente, acreditada pelo Inmetro. Pode permitir a extensão, em até um ano, da validade da Licença de Operação.
Selo CLIMA PARANÁ “OURO PLUS”, para a empresa que submete o Inventário de Emissões à verificação de uma terceira-parte independente, acreditada pelo Inmetro, comprovando uma redução das emissões. Pode permitir a extensão, em até um ano, da validade da Licença de Operação.
|
Alterações relevantes do conteúdo desta página | |
Data | Descrição sucinta |
22/04/2021 | (i) 8 (oito) arquivos sob a aba “COMO PARTICIPAR”: Instruções, Declarações, Diretrizes; (ii) mudanças gerais do layout e na redação. |
Empresas parceiras do Selo CLIMA PARANÁ:
CERIMÔNIA SOLENE - EDIÇÃO 2019
- O conteúdo desta página, e especialmente os formulários que devem ser utilizados para participar do Selo CLIMA PARANÁ, tiveram alterações relevantes em 22/04/2021.
- Página eletrônica do Programa Brasileiro GHG Protocol:
- eaesp.fgv.br/centros/centro-estudos-sustentabilidade/projetos/programa-brasileiro-ghg-protocol#ferramenta
- Especificações Técnicas:
- Ferramenta de Cálculo para preencher a Declaração Completa de Emissões:
- Organismos de Verificação de Inventários, acreditados pelo INMETRO:
- http://www.inmetro.gov.br/organismos/index.asp - Clicar sobre Organismos de Verificação de Inventário de Gases de Efeito Estufa - OVV que se encontra na última posição da página.
- Cálculo de emissões de atividades agropecuárias:
- Agricultural Guidance for Brazil - Portuguese (Diretrizes Agropecuárias): https://ghgprotocol.org/agriculture-guidance - Clicar sobre "Metodologia" e sobre "Novo: Ferramenta de Cálculo Brasil".
- A data limite para o envio da Declaração de Emissões e demais informações é 30/09/2021.
- Para adesão ao Selo CLIMA PARANÁ categoria "Original", basta enviar a Declaração de Emissões Completa ou Simplificada. Se possível, prefira a Declaração de Emissões Completa;
- Para adesão ao Selo CLIMA PARANÁ “OURO”, enviar a Declaração de Emissões Completa e a Declaração de Verificação;
- Para adesão ao Selo CLIMA PARANÁ “OURO PLUS”, enviar a Declaração de Emissões Completa, a Declaração de Verificação e a Declaração de Redução das Emissões. A redução das emissões totais será no mínimo equivalente a uma taxa geométrica anual de 2,28% (dois vírgula vinte e oito por cento).
- A possibilidade de extensão do prazo de validade da Licença de Operação beneficia as empresas agraciadas com o Selo CLIMA PARANÁ “OURO” e Selo CLIMA PARANÁ “OURO PLUS”;
- O Selo CLIMA PARANÁ só será outorgado se a empresa interessada não possuir, no momento da outorga do Selo, débitos ou não estiver enquadrada em ilegalidades de qualquer ordem relativas ao licenciamento, monitoramento e fiscalização ambientais;
- A SEDEST poderá não acolher a Declaração de Emissões que apresente emissões nulas ou insignificantes, inferiores a 200 t/ano CO2e, que contenha elementos que possam comprometer a credibilidade do Selo CLIMA PARANÁ ou que não utilize o mais alto nível de agregação organizacional;
- O Selo CLIMA PARANÁ só será outorgado às empresas que estiverem presentes na Cerimônia Solene de outorga, não se admitindo que uma só pessoa represente mais de uma empresa;
- Reduzir as emissões de gases de efeito estufa, para combater o aquecimento global e as mudanças climáticas.
- Incentivar as empresas paranaenses a medirem e reduzirem as emissões.
- Preparar o Paraná para empreender a transição para uma economia de baixo carbono.
- Obter informações sobre as emissões corporativas de gases de efeito estufa para orientar a atuação dos agentes do governo, na formulação de políticas públicas, e dos agentes privados, na implementação de estratégias empresariais, em prol da sustentabilidade ambiental e da competitividade da economia do Paraná.
- Preparar a economia do Paraná para um cenário de precificação de carbono e de oportunidades de participação em mercados de carbono.
O Selo CLIMA PARANÁ, como instrumento do Registro Público Estadual de Emissões de Gases de Efeito Estufa, está previsto na Política Estadual de Mudanças Climáticas, estabelecida pela Lei Estadual 17133/2012 e disciplinada pela Resolução Selo Clima 047/2019 publicado no Diário Oficial do Estado do Paraná, Edição 10467 - Data da Publicação: 01/07/2019.
Diretrizes Específicas:
- Não será acolhida Declaração de Emissões que apresente resultado que possa comprometer a credibilidade, o valor percebido e a atratividade do Selo CLIMA PARANÁ. Quando o resultado for inferior a 200 t/ano de CO2e, poderá não ser acolhida.
- A redução das emissões totais será no mínimo equivalente a uma taxa geométrica anual de 2,28% (dois vírgula vinte e oito por cento).
Para saber mais, acesse os links a seguir:
- Relação de empresas Agraciadas com o Selo Clima Paraná 2015
- Relação de empresas Agraciadas com o Selo Clima Paraná 2016
- Relação de empresas Agraciadas com o Selo Clima Paraná 2017
- Relação de empresas Agraciadas com o Selo Clima Paraná 2018
- Relação de empresas Agraciadas com o Selo Clima Paraná 2019
- Relação de empresas Agraciadas com o Selo Clima Paraná 2020
- Emissões declaradas no ano de 2015, ano base 2014
- Emissões declaradas no ano de 2016, ano base 2015
- Emissões declaradas no ano de 2017, ano base 2016
- Emissões declaradas no ano de 2018, ano base 2017
- Emissões declaradas no ano de 2019, ano base 2018
A iniciativa Selo CLIMA PARANÁ enaltece o protagonismo nacional do Programa Brasileiro GHG Protocol, concebido e gerido pelo Centro de Estudos de Sustentabilidade da FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS, em São Paulo.
Na elaboração de inventários corporativos de emissões de gases de efeito estufa é indispensável consultar métodos, notas técnicas e a Ferramenta de Cálculo disponíveis na página do Programa Brasileiro GHG Protocol [https://eaesp.fgv.br/centros/centro-estudos-sustentabilidade/projetos/programa-brasileiro-ghg-protocol#ferramenta].
Para o cálculo das emissões da agricultura, recomenda-se consultar a metodologia e ferramenta de cálculo disponíveis na página do GHGProtocol, “Agriculture Guidance for Brazil – Portuguese (Diretrizes Agropecuárias)” [www.ghgprotocol.org/agriculture-guidance].
CERIMÔNIA SOLENE - EDIÇÃO 2021
O evento ocorreu em 07 de Dezembro de 2021 e 71 empresas foram agraciadas com o Selo.
CERIMÔNIA SOLENE - EDIÇÃO 2020
Devido à pandemia, não foi presencial e, portanto, não há imagens e vídeos.
CERIMÔNIA SOLENE - EDIÇÃO 2019
O evento ocorreu em 07 de Novembro de 2019 e 36 empresas foram agraciadas com o Selo.
Selo Clima Paraná 2019 - Agência FIEP (Vídeo)
Selo Clima Paraná 2019 - Agência FIEP (Imagens)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
VEJA como foi a Cerimônia Solene – Edição 2018
Cerimônia Solene 2018 - Noticia Agência FIEP
Cerimônia Solene 2018 - Imagens
Havendo dúvidas, fale conosco:
seloclimaparana@sedest.pr.gov.br
(41) 3304-7847
José RUBEL
seloclimaparana@sedest.pr.gov.br
Coordenador do Selo Clima Paraná
Eng. Civil - MSC, Especialista em Administração Pública
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo
Rua Desembargador Motta, 3384 - Bairro Mercês
80430-300 - Curitiba - Paraná