Coleta de Produtos Recicláveis

Logística Reversa

A Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída em agosto de 2010, criou instrumentos para sua implantação. Um deles é o Sistema de Logística Reversa. Um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para seu reaproveitamento.

Para ordenar essas ações, já que existem várias empresas e cadeias produtivas do setor empresarial, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SEMA lançou editais de chamamento público com o objetivo de apresentar Planos de Logística Reversa específicos, por setor. Confira!

 

Pontos de Coleta:

Resíduos Perigosos

Resíduos Perigosos - Pilhas e Baterias

Gerenciamento desses resíduos, bem como de áreas contaminadas por substâncias químicas.
 

Óleo de Cozinha

Descarte de Óleo de Cozinha

Confira como e onde descartar o óleo de cozinha.
 

Lixo eletrônico

Lixo eletrônico

Onde descartar os equipamentos eletrônicos sem uso.

Medicamentos

Descarte Adequado de Medicamentos

 

 Confira os locais adequados para o descarte de medicamentos vencidos e/ou sem uso.

Acesse www.saude.pr.gov.br

ou ligue 0800 644 44 14

 

Coleta de medicamentos disponíveis nas Farmácias Panvel do PR

 

 

 

Participe do Portal

Se você possui uma empresa que faz a coleta de produtos recicláveis, cadastre-se e apareça no Portal Conexão Ambiental!

 

 

Aplicativo CATAKI

Aplicativo CATAKI

Aplicativo conecta moradores e empresas a catadores de materiais recicláveis e surgiu por iniciativa do grafiteiro e ativista Mundano, num contexto de insatisfação da população de São Paulo com a coleta seletiva deficiente.

A plataforma está presente em 495 cidades do Brasil e, no Paraná, tem ajudado na renda de cerca de 100 famílias. Somente em Curitiba são quase 60 trabalhadores.

No início de 2018, o Cataki venceu um prêmio global de inovação promovido pelo Netexplo, um observatório independente de estudos sobre o impacto de tecnologias na sociedade e nos negócios, em parceria com a Unesco. Ao todo, dois mil projetos foram avaliados, e o aplicativo brasileiro ficou com o 1º lugar. A ferramenta pode ser baixada gratuitamente tanto na Apple Store quanto na Google Play.

Fonte: [ Daiane Andrade, Band News Curitiba ]