Educação Ambiental

 

Manual do EcoCidadao
Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo

Almanaque Jovem do EcoCidadão
Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo

Atividades em Áreas Naturais
Instituto Ecofuturo

Educando na Natureza
Instituto Ecofuturo

Saber Cuidar - Volume 2
Instituto Ecofuturo

Hotsite:  Ecossistema da Baía de Paranaguá: Conheça um pouco mais sobre este grande ecossistema.
Maior Baía do Paraná, a terceira mais importante do Brasil. Além de abrigar os portos paranaenses, a baía de Paranaguá é o berço de uma grande riqueza de espécies da natureza. A variedade está na fauna, na flora e entre outros organismos. Por isso, é uma reserva tombada pela Unesco.

A Implantação da Educação Ambiental no Brasil
Ministério da Educação e do Desporto

Educação Ambiental: Conceitos e Princípios
Fundação Estadual do Meio Ambiente de Minas Gerais - FEAM

COLECIONA: fichário d@ EducadorAmbiental
Departamento de Educação Ambiental
Ministério do Meio Ambiente

Formando Com-vida , Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola: construindo Agenda 21 na escola
Ministério da Educação, Ministério do Meio Ambiente

Educação Ambiental: Por um Brasil Sustentável  
Programa Nacional de Educação Ambiental - ProNEA
Ministério do Meio Ambiente

Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) – Ministério da Educação

Pensar o Ambiente: bases filosóficas para a Educação Ambiental
Ministério da Educação, UNESCO

O que Fazem as Escolas que Dizem que Fazem Educação Ambiental?
Ministério da Educação, UNESCO

Coletivos Jovens de Meio Ambiente - Manual do Orientador
Ministério do Meio Ambiente

Juventude, Cidadania e Meio Ambiente - Subsídios para a elaboração de políticas públicas
Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Educação, UNESCO

Viveiros educadores: plantando vida
Ministério do Meio Ambiente

Educação Ambiental rumo à Escola Sustentável

Autores: Denise Estorilho Baganha Eliane do Rocio Vieira Rosilaine Durigan Mortella Maria Arlete Rosa (orgs.)

Tese:  Educação Ambiental na Mata Atlântica: O uso interativo de fotografias

Autores: D’OLIVEIRA, P.P.; AMARAL,T.A.S.; DE FREITAS, A.C.; DE ANDRADE, L.S.; CADEI, M.S.

Resumo: O domínio da Mata Atlântica é um bioma presente em 17 estados brasileiros, apresentando ampla importância ecológica. Entretanto, é um dos mais devastados pela ação humana. Com o objetivo de estimular o desenvolvimento de ações voltadas para a Educação Ambiental e conservação do bioma, o presente trabalho busca utilizar o papel divulgador da fotografia para informar sobre as características da Mata Atlântica. Para tanto, foi confeccionado um material didático, contendo 78 imagens fotográficas e um caderno complementar com informações pertinentes à apresentação das imagens. O material foi examinado e avaliado por 34 voluntários através de um questionário, cujas respostas permitiram verificar que imagens fotográficas, organizadas de forma interativa e com um roteiro para a apresentação, podem estimular o interesse pelo desenvolvimento de ações em Educação Ambiental voltadas para a conservação da Mata Atlântica.

Dissertação: Atitudes relacionadas ao Meio Ambiente: Uma responsabilidade da Educação Ambiental

Autores: Raquel Costa e Cibele Schwanke

Resumo: Diante da atual e crescente crise ambiental, cabe à sociedade se colocar de forma crítica e ativa, assumindo suas responsabilidades de forma a garantir a busca de uma nova forma de viver, menos exploratória dos bens naturais. Neste cenário é cabível, também, uma discussão acerca do papel da Educação Ambiental nessa caminhada proposta à humanidade. O presente trabalho discute a crise ambiental em que o mundo se encontra, a importância da atitude individual e o papel da Educação Ambiental neste contexto. Um questionário semi-estruturado contendo 10 questões foi distribuído a 45 participantes e assim obtiveram-se informações acerca das atitudes a serem realizadas individualmente, no cotidiano, capazes de contribuir de alguma forma ao enfrentamento dos problemas ambientais. Através da análise das informações obtidas, as respostas foram organizadas e categorizadas a fim de facilitar a interpretação dos resultados, que por sua vez se apresentaram de forma satisfatória no que diz respeito ao consumo de água, ao contrário do observado quanto à produção, reciclagem e despejo de lixo. Verifica-se também que o hábito de reaproveitar alimentos e o consumo de materiais reciclados ainda não se configuram em práticas efetivas, apesar de haver um consenso sobre a existência da crise ambiental instalada na natureza ser uma realidade e não um mero alarde sócio-político.

Dissertação: A formação do professor e a Educação Ambiental  

Autor: Alfredo Morel dos Reis Júnior

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo verificar e analisar a influência da educação ambiental na formação continuada de professores de 1a a 4a série do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Itapira, São Paulo. Tal investigação pautou-se em um programa de aperfeiçoamento para 33 educadores, de forma que pudessem trabalhar transversalmente a questão ambiental em suas escolas. O programa seguiu os princípios e orientações da teoria epistemológica de Jean Piaget. Observou-se, porém, que essa questão do meio ambiente ainda não é assunto familiar para a maioria da população ou mesmo entre os docentes; havendo, portanto, necessidade de uma reflexão sobre os parâmetros que devam nortear o seu ensino sistemático, pois a educação ambiental não pode ser alicerçada apenas no bom senso. Pretendeu-se assim, contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidir e atuar na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um na sociedade. Para isso é necessário que, além de informações e conceitos, a escola se proponha a trabalhar atitudes e valores, preparando as novas gerações para agir com responsabilidade e sensibilidade, para recuperar o ambiente saudável no presente e preservá-lo para o futuro.

Artigo: Os desafios da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente: percepções dos participantes das Comissões Organizadoras Estaduais

Autores: Josmaria Lopes de Morais, Eliane do Rocio Vieira, Rosilaine Durigan Mortella

Resumo: A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é uma dinâmica que tem como protagonistas estudantes de 11 a 14 anos matriculados de 6º a 9º ano. Desde a primeira edição em 2003 a CNIJMA tem sido desenvolvida em quatro etapas: escolar, regional, estadual e nacional. As três primeiras etapas ficam a encargo das Comissões Organizadoras Estaduais (COE) que são compostas por representantes de diferentes instituições. Considerando a importância de conhecer a percepção dos membros da COE foi realizado um estudo com enfoque nas observações e relatos de vivências destes durante a realização da etapa nacional da VCNIJMA. Os participantes da pesquisa relataram várias dificuldades para a realização do evento mas,mesmo assim reconhecem a importância da mobilização das escolas principalmente pelo incentivo ao protagonismo dos jovens.

Livro: Colombo Verde e Sustentável

Autores: Peterson T. Leivas, Karime Cruz França

Resumo: O livro Colombo Verde e Sustentável busca criar uma bibliografia específica para a nossa cidade. A temática central do livro é o meio ambiente sempre no esforço de demonstrar como conhecimentos gerais estão diretamente relacionados com a vida do colombense, em linguagem didática, moderna e precisa. São abordados temas que estão no dia a dia do cidadão, junto com encartes que informam de forma prática como proteger o meio em que vivemos, com pequenas mudanças nos nossos hábitos quotidianos que, inclusive, trarão benefícios sociais e econômicos a quem seguir as recomendações.
Esse material não busca unicamente proteger o meio ambiente ou apresentar mero discurso ambientalista, ele vai além, demonstrando que cuidar do ambiente que vivemos é simples, mas depende de todos nós e, acima de tudo, é uma questão de saúde e bem-estar.

Livro:  Plantando Cidadania: Guia do Educador Ambiental

Fundação SOS Mata Atlântica

Livro: Tecendo as Águas

Instituto Supereco

Livro: Os Tamanduás - Fauna Neotropical: Atividades de Educação Ambiental para Educadores e Professores

Projeto Tamanduá, Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil