Ciclomobilidade

O Programa Paranaense de Ciclomobilidade - CICLOPARANÁ, instituído pelo Decreto Estadual nº 1517/2015, tem como objetivo implementar ações que consolidem a utilização da bicicleta como meio de transporte, prática esportiva e de lazer no Estado do Paraná, bem como desenvolver a cidadania, a segurança viária, a saúde e a educação no transito e ainda desenvolver o Turismo Sustentável no Estado.

O Conselho Paranaense de CiclomobilidadeCONCICLO foi criado pelo Decreto Estadual nº 1517 e publicado no Diário Oficial nº 9458 de 25 de maio de 2015. O CONCICLO–PR é órgão colegiado, de caráter consultivo e deliberativo na sua área de competência, sob a coordenação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMA.

Lei Federal nº 12587 - 3 de janeiro de 2012 – Institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana e dá outras providências.

Lei Estadual nº 17385 - 10 de Dezembro de 2012 – Institui o Mês da Bicicleta a ser comemorado anualmente em setembro.

Decreto Estadual nº 1517 - 22 de maio de 2015 – Institui o Programa Paranaense de Mobilidade por Bicicleta - CICLOPARANÁ.

Resolução SEMA nº 008 - 09 de maio de 2016 – Indica a servidora Daniela Janaína Pereira Miranda, Coordenadora de Educação Ambiental e Jardins Botânicos, como representante no Conselho Paranaense de Ciclomobilidade - CONCICLO, no âmbito da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Resolução CONCICLO nº 001 - 07 de julho de 2016 - Aprova o Regimento Interno do Conselho Paranaense de Ciclomobilidade - CONCICLO

 

 

NOTÍCIA 31.07.2019 - Mauro Celso Monteiro (Detran-PR) é o novo presidente do Conselho Paranaense de Ciclomobilidade (ConCiclo)

O Conselho possui as seguintes câmaras temáticas: Educação; Esforço Legal Legislação e Normas; Ciclo Turismo; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Planejamento e Economia; Saúde; Ciclismo Esportivo; e Infraestrutura, Engenharia e Inovação.

Ficou estabelecido que José Henrique Di Luca, da Secretaria do Desenvolvimento Urbano (SEDU), será o vice presidente e a secretária executiva será a servidora do Detran, Soraia Silveira de Souza Castro.

 

 

 

Capa do livro Ciclomobilidade da UFPR 2019

CICLOVIDA - UFPR

As experiências do programa de extensão Ciclovida, criado em 2008 no Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), são tema de um livro que será lançado no dia 1º de julho em Curitiba, às 19 horas, na Associação dos Servidores da UFPR (Asufepar).

Em sua atuação, o programa promoveu estudos e eventos voltados à intenção de transformar a UFPR em um núcleo irradiador de uma cultura de mobilidade urbana mais saudável e sustentável.

Intitulado “Diretrizes para elaboração de política pública de ciclomobilidade”, o livro tem como autores Silvana Nakamori, que é técnica-administrativa da UFPR, o também técnico José Carlos Assunção Belotto, que coordena o Ciclovida, e o professor Antonio Gonçalves de Oliveira, do Programa de Mestrado em Planejamento e Governança Pública (PGP) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Saiba mais em: [ http://www.ciclovida.ufpr.br/ ]

 .

Manual: Cicuitos de Cicloturismo

Circuitos de Cicloturismo: manual de incentivo e orientação para os municípios brasileiros

Publicação oferecida às prefeituras dos municípios brasileiros, informando-as, incentivando-as e oferecendo-lhes orientações básicas para a instalação, em seus territórios, de Circuitos de Cicloturismo, a fim de atrair e atender turistas nacionais e estrangeiros que realizam viagens usando a bicicleta como meio de transporte.

 

Baixe a versão em PDF

 

CICLOVIDA - SIMULADOR

Com o simulador de vantagens da mobilidade ativa, você poderá calcular quantas calorias perderá, quantos quilos de gases poluentes deixarão de ser jogados na atmosfera e quanto você economizará indo trabalhar ou estudar de bicicleta.

Basta apenas digitar a distância de sua casa ao seu trabalho/faculdade e quantas vezes por semana gostaria de utilizar a bicicleta como transporte.

FAÇA UMA SIMULAÇÃO

 

 

QUER PEDALAR E ESTÁ SEM BICICLETA?

Ajude a construir uma cidade com menos congestionamento e menos estresse, alugue sua bike em um dos sites/aplicativos abaixo.

 

 

Logo Yellow

 

Aplicativo Yellow oferece aluguel de bikes e patinetes em Curitiba

A ideia de se deslocar rapidamente, de um jeito seguro e sustentável agradou os Curitibanos que logo se adaptaram às "amarelinhas". O patinete veio logo em seguida e cativou aqueles que preferem um método mais leve.

Os equipamentos ficam disponíveis em uma determinada área do centro, delimitada para suprir a alta demanda de pessoas e necessidade de transporte da cidade, que podem ser consultados no site.

 .

 

Logo Kuritbike

 

O KuritBike oferece aluguel de bike e também de cadeirinhas pro seu baby ou pro seu pet, incrível né?! e você também pode aproveitar e participar de um dos Bike Tours por diversos lugares da cidade.

Gostou? Então entra em contato pelo (41) 3095-4331/ (41) 99578-1426 (whatsapp) ou email queropedalar@kuritbike.com.

 

PROGRAMAS E PROJETOS

Programa Ciclovida UFPR - O objetivo é transformar a Universidade Federal do Paraná (UFPR) em um núcleo irradiador de uma cultura de mobilidade urbana mais saudável e sustentável com ênfase no uso da bicicleta. Ou seja, uma comunidade universitária em torno de 40.000 pessoas, que pesquise, use e divulgue os benefícios da adoção da bicicleta como meio de transporte. Para isso contamos com o envolvimento de Técnicos, Docentes e Alunos que desenvolvem uma série de projetos e ações ligadas à pesquisa, ao ensino e a extensão, sediadas em diversos departamentos e setores como: Psicologia, Arquitetura e Urbanismo, Educação Física, Engenharias Ambiental, da Produção, Elétrica e Civil, Design, Direito, Setor de Educação Profi ssional e Tecnologia e Setor Litoral, a fim de promover uma nova cultura de mobilidade urbana.

Conheça >>

 

QUER SABER MAIS?

Entre nos sites abaixo e fique por dentro de tudo o que acontece na ciclomobilidade do Paraná.

 

Logo CBC

 

Confederação Brasileira de Ciclismo - CBC

Órgão responsável pela organização dos eventos e representação dos atletas de ciclismo no Brasil.

Logo Federação Paranaense de Ciclismo

 

Federação Paranaense de Ciclismo

Entidade que organiza e regulamenta o esporte no estado do Paraná, filiada à CBC.

Calendário de Eventos 2019

.

Logo Ciclo Iguaçú

 

Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu 

A Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu foi fundada em maio de 2011 em Curitiba com um intuito bem definido – criar uma interface de diálogo construtivo com o poder público afim de consolidar o desenvolvimento de políticas de ciclomobilidade.

.

Associação de Ciclismo de Dois Vizinhos

Associação de Ciclismo de Dois Vizinhos

Em outubro de 2016 foi registrada a ACICLODV – Associação de Ciclismo de Dois Vizinhos, pessoa jurídica de direito privado que não possui fins lucrativos, sendo apolítica e apartidária com o objetivo de fomentar o esporte, realizar eventos, buscar mais segurança aos ciclistas e inserir a cultura da bicicleta em nossa sociedade.

.

Logo Mobilize Brasil

Mobilize Brasil

Portal brasileiro inteiramente dedicado ao tema da mobilidade urbana sustentável.

 

PERFIL DO CICLISTA

O documento "Perfil do Ciclista 2018 - parceria nacional pela mobilidade por bicicleta" tem como objetivo apresentar os principais resultados da segunda edição da Pesquisa Perfil do Ciclista e suas motivações para utilizar a bicicleta. Diversas cidades brasileiras, argentinas e colombianas participaram do estudo. As cidades de Curitiba e Antonina, no Estado do Paraná, também teve ciclistas entrevistados para a obtenção dos resultados divulgados.

Baixe a versão completa em PDF

 

-----------------

A página está em construção. Caso queira indicar/adicionar um conteúdo ou outras sugestões, entre em contato: portalconexaoambiental@sema.pr.gov.br.