Baterias de chumbo ácido

- Como funciona:

Os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de baterias implementarão o sistema composto por Pontos de Coleta, bem como serviços de coleta, transporte, armazenamento e destinação final ambientalmente adequada de Baterias Inservíveis, seguindo às premissas da PNRS, e da Resolução Conama n° 401/2008.

- Resultados no Estado do Paraná:

De acordo com o Relatório IBER de 2019, a quantidade coletada por seus associados foi de 23.321 mil toneladas de baterias inservíveis, o que corresponde ao índice de 101% de atendimento da meta proposta para o referido ano.

- Entidade Gestora: 

Instituto Brasileiro de Energia Reciclável – IBER e Associação Brasileira de Energia Sustentável.

* Maiores informações acessar: https://iberbrasil.org.br

Instrumentos estaduais:

Setor

instrumento

Âmbito Início Término
Baterias de chumbo ácido Termo de Compromisso (PDF) Estadual 07/12/2021 07/12/2025


- Próximos Passos:

No dia 7 de dezembro de 2021, no 4° Seminário paranaense de Logística Reversa, foi firmado termo de compromisso entre Sedest, IAT, MPPR na condição de compromitentes e o IBER na qualidade de compromissário, e tendo ainda a participação do comércio representado pela ACP e Fecomercio. Este novo documento dará continuidade a operacionalização da logística reversa de baterias chumbo ácido no Estado do Paraná, cuja vigência vigorará por 4 anos, a partir da assinatura.