Calendário Ambiental Anual

CALENDÁRIO SOCIOAMBIENTAL

Além das datas socioambientais comemoradas no estado, que tal conhecer as datas de aniversários das Unidades de Conservação presentes no Paraná? Basta clicar AQUI.

Janeiro

Agrotóxicos são substâncias utilizadas principalmente na agricultura, com objetivo de controlar insetos e ervas daninhas prejudiciais para plantações, visando aumentar a produtividade. O uso indiscriminado de agrotóxicos leva à diversos danos para a saúde humana, além da morte de insetos polinizadores, contaminação do solo etc. Dar prioridade para o consumo de alimentos produzidos com critérios agroecológicos e técnicas sustentáveis, diminui o risco de exposição aos agrotóxicos.

Por meio da Educação Ambiental é possível sensibilizar e instruir as pessoas, para que desenvolvam novas habilidades, atitudes e valores. Podendo, desta forma, melhorar a qualidade ambiental e, efetivamente, manter um ambiente conservado, preservado e saudável garantindo qualidade de vida para as gerações presentes e futuras.

Os corais são organismos marinhos chamados de cnidários da classe Anthozoa, que formam recifes. Os recifes servem como abrigos para diversas espécies de animais marinhos. Esse dia lembra da importância desses locais para a manutenção da biodiversidade marinha que sofre perdas significativas com os ataques antrópicos negativos, para exploração do petróleo e outras atividades.

As RPPN passaram a ser consideradas Unidades de Conservação no ano 2000, com a Lei 9.985. Essa categoria de área privada enquanto unidade de conservação com o objetivo de conservar a biodiversidade local mesmo com mudanças de proprietários.

Fevereiro

Manguezais, várzeas, turfas, igapós, pântanos, são todos exemplos de Áreas Úmidas. As áreas úmidas são locais que representam fronteiras entre ambientes aquáticos (seja de água doce ou salgada) e o meio terrestre. Abrigam cerca de 40% das espécies do planeta e são importantes locais para absorção e estocagem de carbono. Graças às Zonas úmidas mais de um bilhão de pessoas possuem acesso à água e alimentos. No dia 2 de fevereiro são realizados diversos eventos pelo mundo, os quais podem ser visualizados no site da Convenção sobre Áreas Úmidas, também conhecida como Convenção de Ramsar.

As leguminosas são grãos que se desenvolvem em vagens. Essas plantas pertencem à família Fabaceae e são de extrema importância para a alimentação mundial. São exemplos de leguminosas o feijão, a ervilha, o grão de bico e a lentilha. Além de serem ricas em vitaminas e nutrientes, as leguminosas contribuem para uma agricultura sustentável. Por exemplo, elas favorecem outras plantas, pois ajudam na fixação de nitrogênio no solo, um nutriente fundamental para várias espécies. No dia 20 de dezembro de 2013 a Assembleia Geral da ONU adotou a resolução A/RES/68/231, proclamando 2016 o Ano Internacional das Leguminosas. Com o sucesso do evento e aumento da conscientização pública sobre os benefícios das leguminosas, em 2019 a Assembleia Geral proclamou dia 10 de fevereiro o Dia Mundial das Leguminosas.

Com intuito de garantir a participação de mulheres na ciência e pesquisa, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou em 2015 a resolução 70/212, tornando o dia 11 de fevereiro o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. A data busca dar visibilidade e enaltecer o papel e as contribuições fundamentais das mulheres na pesquisa científica. A igualdade de gênero é primordial para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030.

As baleias são predadores de topo de cadeia e acumulam carbono, sendo assim contribuem ativamente na manutenção dos oceanos e dos padrões climáticos do planeta. A proibição da sua caça comercial das baleias foi um grande passo para a manutenção da biodiversidade marinha. Em 19 de fevereiro de 1986 a Comissão de Baleeira Internacional (IWC) proibiu a pesca comercial mundial das baleias. Porém a data é comemorada em 23 de julho.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), criado pela Lei nº 7.735 de 22 de fevereiro de 1989, cumpre papel na preservação e conservação do meio ambiente por meio de licenciamento, fiscalização, controle da qualidade ambiental, combate a incêndios florestais, educação ambiental, atendimento a emergências ambientais entre outras atribuições.

Março

O ecoturismo ou turismo ecológico é, segundo a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (EMBRATUR), o seguimento da atividade turística focado no contato com a natureza e com o patrimônio cultural, que incentiva a conservação e formação de consciência através da experimentação e vivência do ambiente.

Criado pela ONU em 20 de dezembro de 2013, esse dia tem por objetivo sensibilizar os povos sobre a importância da flora e da fauna selvagem, lembrando dos inúmeros benefícios que ganhamos com sua conservação. Além disso, o dia lembra da necessidade de combater os crimes contra a vida selvagem. Esse dia também tem relação com o Objetivo 15 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ao se concentrar em deter a perda de biodiversidade. 

O movimento conservacionista tem o objetivo de proteger espécies de animais e vegetais e habitats. Assim como os recursos naturais do planeta, por meio da relação harmoniosa das atividades humanas com o meio ambiente. 

Vale lembrar que o conceito de conservação e preservação são diferentes. Conservação significa proteger a natureza com o uso racional dos recursos naturais e atividades sustentáveis. Já a preservação, significa proteger a natureza de forma integral, mantendo ela intocada. A preservação busca se focar em espécies, ecossistemas ou biomas que estejam em risco de extinção, ou que sejam extremamente raros.

O objetivo deste dia é promover a conscientização dos povos sobre a importância de realizar ações para reduzir os impactos das mudanças climáticas, viabilizando debates e mobilizações em torno de alternativas mais sustentáveis para os atuais modelos de produção e consumo.

Em 2012, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou no 21 de março como o Dia Internacional das Florestas, através da resolução A/RES/67/200. O dia tem objetivo de sensibilizar o público sobre a importância da variedade de árvores e florestas para nossos ecossistemas. As florestas e sua gestão são elementos essenciais na luta contra as mudanças climáticas e contribuem para o bem-estar das gerações atuais e futuras.

Em 22 de março de 1993 a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) adotou a resolução A/RES/47/193, declarando 22 de março como oDia Mundial da Água. A data busca fortalecer a ação global em defesa da água e do saneamento básico, uma vez que cerca de 2,2 bilhões de pessoas não têm acesso à água potável e segura. O dia apoia, ainda, a realização do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 6 - Água limpa e saneamento para todos até 2030. Além desta data, a ONU também proclamou o período de 2018 a 2028 como a Década Internacional de Ação: "Água e Desenvolvimento Sustentável”.

O dia 23 foi escolhido por ser a data de fundação da Organização Meteorológica Mundial (OMM), em 1961. A meteorologia é a ciência que estuda a atmosfera e os fenômenos climáticos, estabelecendo previsões atmosféricas para períodos curtos e prognósticos possíveis para os períodos mais longos.

Abril

Essa data foi definida em 2010, durante a Primeira Conferência Holandesa de Animais de Rua, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a condição dos animais abandonados. Além de sofrerem com fome, sede, maus tratos e condições de vida ruins, os animais domésticos abandonados também representam grande risco sanitário e ambiental. Lembre-se que abandonar ou maltratar animais é crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98.

Esse dia foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o intuito de alertar para o cuidado com a saúde, principalmente para problemas que atingem a população mundial. Hoje entendemos que a saúde humana não se restringe apenas à “ausência de doenças”, mas se relaciona a um conjunto de fatores, diretamente relacionados ao ambiente no qual as pessoas vivem. Por isso, a data também busca chamar a atenção para o conceito da saúde ambiental, definida pela OMS como o agrupamento de todos os aspectos da saúde humana, o que inclui qualidade de vida, fatores físicos, químicos, biológicos, sociais, psicológicos e ambientais. Lembre-se, um meio ambiente saudável gera pessoas saudáveis.

Instituído pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a data foi escolhida para homenagear Hugh Hammond Bennett, considerado o pai da conservação do solo. Essa data é para lembrar também a importância que os solos possuem em nossas vidas, na produção de alimentos, na segurança hídrica,  e na manutenção dos ecossistemas.

O Dia Nacional da Botânica Esse dia celebra nossa flora tão rica e também todos os trabalhadores envolvidos com a  sua conservação,foi criado em homenagem ao botânico Carl Friedrich Philipp von Martius, responsável por escrever a Flora brasiliensis, livro que catalogou grande parte da flora brasileira. Conhecer as plantas é fundamental para nossa sociedade, pois permite alimentar as pessoas, entender processos biológicos e ecológicos, utilizar produtos derivados, favorecer a qualidade de vida e entender as diversas relações das plantas com as mudanças ambientais e climáticas.

A agricultura familiar tem grande contribuição na produção de muitos dos alimentos que consumimos no dia-a-dia. Em geral, alimentos como feijão, mandioca, abacaxi, hortaliças e leite são  produzidos, em sua maioria, por pequenos e médios agricultores.  Essas famílias plantam alimentos para consumo próprio e vendem parte da produção para composição da renda mensal.  Este dia busca homenagear os produtores, tão fundamentais para a sociedade, e fortalecer sua luta por melhores condições de vida e trabalho.

Esse dia foi decretado pelo Ex-Presidente Getúlio Vargas, em homenagem ao ingresso dos indígenas nas discussões sobre seus direitos no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, em 1943. O dia 19 de abril traz à memória a importância das reflexões sobre os direitos dos povos indígenas, pensando em povos originários para além de estereótipos, mas sim como detentores de conhecimento tradicional e como os primeiros povos a ocuparem os territórios de diversos países, incluindo o Brasil.

O Dia da Terra surgiu na década de 70, a partir de um protesto que aconteceu nos Estados Unidos, contra a poluição. É uma data importante para discutir a crise climática, desmatamento, perda da biodiversidade, preservação e a conservação do planeta Terra.

A Caatinga, que significa mata branca em tupi-guarani, é o único bioma exclusivamente brasileiro, recebeu esse dia em sua homenagem. Essa data foi criada para nos sensibilizar sobre sua importância e preservação.

Maio

O pau-Brasil foi explorado de forma contínua e desenfreada até meados de 1800 no Brasil e hoje a espécie está classificada como “em perigo” de extinção. O Pau-Brasil (Caesalpinia echinata) foi decretada como árvore nacional em 1978, nativa do bioma Mata Atlântica, a espécie é protegida pela Portaria do Ministério do Meio Ambiente n°320 de 2012.

O dia é celebrado duas vezes por ano, todo segundo sábado de maio e de outubro, dia intitulado pelo Smithsonian Migratory Bird Center, centro responsável por estudar a migração de aves. A data busca lembrar de que é importante apreciar a beleza das aves, mas que também existe a necessidade real de mobilização para desenvolvimento e implementação de políticas públicas efetivas de conservação e preservação das espécies e seus habitats.

A reciclagem, além de diminuir a quantidade de resíduos que vão para os aterros sanitários aumentando a vida útil dessas estruturas e diminuindo a necessidade da estruturação de outros aterros sanitários, favorece diretamente a economia de água e energia gasta pelas indústrias, diminuindo os impactos negativos sobre o meio ambiente. O Dia Mundial da Reciclagem foi instituído pela UNESCO, e tem como objetivo nos fazer refletir a respeito do consumo desenfreado e o caminho que os produtos percorrem até o momento de descarte na destinação final.

O Dia Internacional da Biodiversidade foi originado na Convenção da Diversidade Biológica, organizada pela ONU,  durante a RIO-92 e tem o intuito de alertar sobre os riscos que ameaçam a biodiversidade de nossos ecossistemas, e nos sensibilizar sobre sua preservação.

Diversidade biológica ou biodiversidade é o conjunto das diferentes espécies, formas de vida, tipos de interações e a genética dos organismos de um local ou bioma. Ela resume a variação da vida, fundamental para a continuidade da vida na Terra.

O Dia do Trabalhador Rural foi instituído através da Lei nº 4.338 de 1964, para homenagear esses trabalhadores. Esse dia tem como objetivo também, nos fazer refletir sobre a valorização por meio de políticas públicas desses profissionais, responsáveis pela produção alimentar em nosso país.

A Mata Atlântica é um dos biomas que compõem o estado do Paraná, tendo a Serra do Mar como um dos trechos com a vegetação mais preservada do país. Sendo a segunda maior floresta do Brasil, recebeu esse dia para enfatizar a importância de toda fauna e flora que a constitui, além de enfatizar a importância de sua preservação e/ou conservação. Apesar de sua importância, a Mata Atlântica também é um dos biomas mais ameaçados do Brasil.

Junho

Definido em 2012, o Dia Nacional da Educação Ambiental, busca incentivar a reflexão frente às questões socioambientais e a construção do conhecimento em torno dessas problemáticas, para que assim possamos trabalhar juntos para fomentar soluções aplicáveis e efetivas. A educação ambiental é uma das formas de levantar discussões de como estamos diretamente ligados ao meio ambiente. Sendo assim, começamos a construir um entendimento das nossas relações com a natureza e quais as formas de sermos mais harmoniosos com ela.

O Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em homenagem à Conferência de Estocolmo, que aconteceu entre 5 e 16 de junho de 1972. Esse dia é dedicado para debates que envolvam problemáticas ambientais e soluções para a preservação da natureza, por meio de práticas sustentáveis, buscando uma convivência harmoniosa entre sociedade e natureza.

A primeira semana de junho foi definida, pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981, como a Semana Nacional de Meio Ambiente. O período busca celebrar o dia mundial do meio ambiente, que acontece no dia 05 de junho. É uma semana para nos sensibilizarmos e dialogarmos sobre os impactos que atingem o meio ambiente e também construirmos planos de ação para mitigar os impactos gerados por ações humanas negativas.

Esse dia foi definido na Rio-92, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, com o objetivo de sensibilizar a população e os governos para a tomada de ações em prol da conservação dos oceanos.

Esse dia foi escolhido por coincidir com a data de nascimento do Dr. Archie Carr, um dos maiores nomes de pesquisa com tartarugas marinhas. O objetivo deste dia é chamar a atenção para a conservação desses animais, que estão ameaçados de extinção. No mundo todo existem apenas 7 espécies de tartarugas marinhas. Na costa do Paraná é possível encontrar 5 espécies destas espécies, sendo a tartaruga-verde (Chelonia mydas) a mais comum de ser avistada.

Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem o objetivo de alertar para a criação de medidas para mitigar os efeitos de desertificação acarretados pela seca. A desertificação é o processo no qual um ecossistema perde a capacidade de renovar seus recursos biológicos, devido à ação humana ou por alterações climáticas. Desde 1997 o Brasil faz parte da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação nos Países Afetados pela Seca Grave e/ou Desertificação (UNCCD).

Essa árvore é símbolo cultural e histórico do nosso Estado, a Araucária (Araucaria angustifolia) é uma espécie vegetal  que está ameaçada de extinção e recebeu esse dia em sua homenagem. A data é importante para refletirmos sobre sua importância tanto para a cultura paranaense, quanto à respeito dos nossos deveres com a proteção de nossas florestas.

Nesse dia também comemora-se o Dia de São Pedro, que era pescador e é considerado padroeiro dos pescadores. O dia celebra esses profissionais, que possuem uma relação íntima com a natureza e, principalmente, com o mar, lugar em que garantem seu alimento e o de grande parte da população.

Julho

O Dia Mundial da População foi criado em 1989 com o objetivo de alertar sobre o planejamento e desenvolvimento populacional global. O dia trata de temas que envolvem os serviços básicos para a humanidade como, por exemplo,  segurança alimentar, saúde, saneamento e igualdade de gênero.

Os tubarões e as raias são o segundo grupo de animais vertebrados mais ameaçados do mundo, com quase 40% de suas espécies classificadas em algum grau de ameaça pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza). Eles são responsáveis pela manutenção de toda a cadeia alimentar oceânica, o que é fundamental para o equilíbrio dos ecossistemas marinhos.  No entanto, esses animais sofrem com o preconceito e com a pressão da pesca predatória. Por esse motivo é muito importante nos questionarmos sobre a conservação desses animais.. Uma maneira de começar a ajudar é pesquisando a procedência de peixes rotulados como “Cação”, pois  este é o nome comum dado para a venda da carne de tubarões e raias.  Assim, ao consumir “cação” é possível que a pessoa esteja comendo uma espécie ameaçada de extinção sem saber. Então buscar informações  sobre a origem do  peixe que vamos consumir e optar por não comprar carne de “cação”, quando não temos certeza se é ou não uma espécie ameaçada, é um passo importante para ajudarmos a proteger estes animais.

O Dia objetiva sensibilizar e alertar sobre a importância da preservação e conservação dos ecossistemas florestais. A data também é culturalmente conectada à figura folclórica brasileira lembrada por seus cabelos ruivos e pés virados. Curupira, segundo a lenda, protege a floresta das ações nocivas do homem como caça aos animais e desmatamento.

A data busca sensibilizar sobre a importância da conservação do ecossistema de manguezal. Os manguezais são  caracterizados pela transição entre o ambiente marinho e o terrestre, sendo considerados  ecossistemas de extrema importância. Eles são chamados de berçários da biodiversidade marinha. Estima-se que ¾ das espécies de peixes marinhos consumidos pela humanidade nascem nesse ecossistema, além de outra série de recursos pesqueiros, como mariscos, caranguejos, camarões etc. Ademais, os manguezais ajudam a proteger zonas costeiras contra ondas intensas e tempestades marinhas.

O dia 28 de julho tem como objetivo alertar sobre a problemática da preservação e conservação do meio ambiente e sensibilizar para o uso sustentável dos recursos biológicos. Data estabelecida pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 73/98.

No dia 28 de julho comemora-se o dia do agricultor. Profissão responsável pelas etapas do manejo em diferentes tipos de plantações desde o plantio até suas colheitas. Também é responsável pelo manejo de animais de criação para  produção.

Agosto

Nesse dia comemora-se o Dia Nacional da Saúde e tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância de um estilo de vida mais saudável, envolvendo questões sobre educação sanitária e saúde ambiental.

Este dia foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1995, a partir de movimentos organizados por indígenas do mundo todo. Mas apenas em 2007 houve a aprovação da Declaração das Nações Unidas sobre o Direito dos povos indígenas. O dia busca chamar a atenção para a existência e direito dos povos originários, que no mundo somam cerca de 370 milhões de pessoas. Estima-se que ainda existam 5 mil povos pelo mundo, com centenas de línguas diferentes e diversas culturas, que precisam e merecem ser preservadas.

Dia Nacional dos Direitos Humanos é uma data primordial para viabilizar reflexões sobre a importância de cada indivíduo e sua integridade, sensibilizando sobre os direitos humanos e igualdade a todos.

É uma data que busca chamar a atenção para as causas e consequências da poluição atmosférica para saúde pública. Além dos problemas de saúde, a poluição atmosférica gera alterações nos padrões de mudanças climáticas, provocando inúmeros prejuízos para a sociedade e ao meio ambiente. A data foi criada pela AIDIS – Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental.

O Dia do controle da Poluição industrial busca chamar a atenção dos diversos setores da sociedade, principalmente das indústrias sobre os impactos ambientais na qualidade do ar, causado pelos resíduos emitidos pelos processos das fábricas. 

Estabelecida em tributo ao jornalista e historiador Rodrigo Melo de Andrade, fundador do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a data procura sensibilizar a população sobre a importância da preservação dos patrimônios nacionais. Edifícios, centros urbanos, bens culturais e sítios arqueológicos são exemplos de patrimônios nacionais que preservam nossa história e ajudam a entender o passado.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade foi fundado no dia 28 de agosto de 2007, pela Lei 11.516, o ICMBio é associado ao Ministério do Meio Ambiente e integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama). O principal papel do órgão é proteger o patrimônio natural e incentivar o desenvolvimento sustentável por meio da administração de Unidades de Conservação Federais.

Setembro

A data é símbolo de comemoração e reconhecimento da importância da conservação do maior bioma do Brasil e maior bioma tropical do mundo. Sendo “berçário” de uma enorme biodiversidade de fauna e flora. A floresta amazônica é a grande responsável pelas mudanças climáticas em todo planeta, uma vez que a umidade da floresta é essencial para levar chuva para várias regiões do globo. Por exemplo, é graças à Floresta Amazônica que o Paraná e outros estados do Sul, Sudeste e Centro-oeste recebem chuvas. 

A Floresta Amazônica vem sofrendo impactos negativos de ações antrópicas que podem pôr em risco toda sua riqueza de animais, plantas, fungos, etc. Além de toda a microbiodiversidade que não está visível a olho nu. 

O dia tem como objetivo sensibilizar sobre a importância da conservação do Cerrado que é o segundo maior bioma da América do Sul. Ocupa 22% do território brasileiro em 11 estados. No entanto, nos últimos 10 anos  o bioma teve redução de 48,8% segundo o Ibama.  No Paraná, esse bioma ocupava cerca de 1% do território do estado. Hoje ele está em 0,24% do território paranaense, sendo que quase metade desta área está protegida por unidades de conservação. Além de muito rico em biodiversidade, o Cerrado também é fundamental para a segurança hídrica do Brasil, pois abriga reservas de água doce que abastecem as bacias do Amazonas, São Francisco e Prata, as três maiores bacias hidrográficas da América do Sul.

O dia foi instituído em 1994 pela Organização das Nações Unidas para relembrar a assinatura do Protocolo de Montreal de 1987 que prevê proporções para controlar o consumo e produção global de produtos químicos que agridem a camada de ozônio. Esta camada especial de gases protege o planeta do excesso de radiação ultravioleta vinda do sol. Sem a camada de ozônio todos os seres vivos do planeta, incluindo as pessoas, sofrem inúmeros danos.

O dia é sempre comemorado no 3° sábado de setembro. A data refere-se a um programa sem fins lucrativos organizado desde 1986 pelo Centro para a Conservação da Vida Marinha, dos Estados Unidos (Ocean Conservancy)  e  pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma ). O dia não busca apenas limpar as praias e rios, mas sim impulsionar discussões, reflexões para viabilizar ações. A ideia é estimular as pessoas a pensarem sobre o descarte correto do lixo, o uso sustentável de recursos naturais e a redução no consumo de materiais.

O Dia da Árvore tem como objetivo trazer à tona discussões sobre a conservação das florestas e sua importância para a saúde de todos os seres vivos. As florestas nativas contribuem de diversas maneiras no fornecimento de serviços ecossistêmicos.

O Dia de Defesa da Fauna objetiva sensibilizar sobre a importância da fauna Brasileira, sendo ela a mais biodiversa do mundo. O país contém mais de 100 mil espécies de animais registrados, entre vertebrados e invertebrados. Muitas espécies da fauna brasileira correm risco de extinção, em virtude de diversas ameaças, como a fragmentação de seus  habitats decorrente, principalmente, do avanço urbano, tráfico ilegal de animais, pesca iregular, caça, desmatamentos e queimadas.

A data propõe incentivar as formas alternativas de deslocamento dentro das cidades, visando sensibilizar a sociedade sobre as consequências do uso frequente de carros movidos a combustíveis, tais como: a poluição do ar, trânsito insensato e o custo ambiental e econômico para obtenção de matéria-prima. 

O uso do carro diariamente pode colaborar significativamente para uma diminuição da saúde física e mental dos seres humanos. Sendo assim este dia visa a ressignificação da relação das pessoas com o uso de carros, sendo de extrema importância a busca por formas alternativas de locomoção no dia-a-dia… Desvinculando a ideia de que possuir um carro é sinônimo de qualidade de vida. Além disso, a data também provoca entes públicos e privados, para estimulá-los a pensar em alternativas mais sustentáveis e saudáveis para o deslocamento da população.

Outubro

O Dia Mundial do Vegetarianismo é um evento que busca evidenciar os benefícios deste tipo de dieta, como a melhora na saúde e a redução de impactos sobre o meio ambiente. Na dieta vegetariana a pessoa deixa de comer todos os tipos de carne e, em alguns tipos de vegetarianismo, deixa também de consumir alimentos derivados de animais (como ovos e leite, por exemplo). Em geral, a comunidade vegetariana considera outubro como mês do vegetarianismo, que termina no dia 1 de novembro, dia Mundial do Veganismo.

O Dia Nacional das Abelhas é uma celebração, mas também um alerta para o desaparecimento desses insetos agentes polinizadores, ou seja, que transportam pólen de uma flor para outra. Muitas plantas que fazem parte da nossa alimentação, dependem diretamente da polinização realizada por abelhas nativas para realizarem seus processos. 

Escolhido para ser celebrado no mesmo dia do padroeiro dos animais, São Francisco de Assis, esse dia traz o foco para o bem-estar e o direito dos animais. A data busca nos fazer refletir sobre o papel dos animais na sociedade, abordando temas como guarda responsável e bem-estar animal, além da importância de se preservar e conservar a fauna silvestre nativa e seus ambientes naturais.

Comemorado na mesma data do dia mundial dos animais, o dia da natureza é para repensarmos nossos hábitos e lutarmos por causas e políticas públicas que garantam a conservação dos ecossistemas que compõem a sua biodiversidade.

O dia das aves tem como símbolo o Sabiá, e homenageia as mais de 1900 espécies existentes no país. Dentre os animais, o grupo das aves é o que mais sofre com o tráfico ilegal, ameaçando diretamente em sua preservação. Por isso, esse dia é importante para debatermos medidas efetivas para ajudar efetivamente esses animais.

Com o aumento dos padrões climáticos, desastres naturais como desabamentos, enchentes e erosões, se tornaram mais recorrentes. O Dia Internacional para a Prevenção de Desastres Naturais foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), para  chamar a atenção da sociedade, governos e organizações tanto para pensar em medidas preventivas, quanto para estruturação de políticas de atendimento em situações de desastres ambientais. Essa discussão é importante pois, apesar dos desastres serem naturais, muitos deles são potencializados devido à ações humanas, como a má gestão de recursos hídricos, desmatamento e o uso inadequado do solo.

Grande parte do oxigênio que nós consumimos vem do ecossistema marinho, mas não é só por esse motivo que o mar tem um dia dedicado exclusivamente ao incentivo de debates e ações que envolvam a importância dele. O mar cobre mais de 70% da superfície da Terra, abrigando uma imensidão de biodiversidade em suas águas. Nesse dia é importante refletirmos sobre os impactos que afetam os mares e a vida marinha (como o plástico e a pesca industrial) e o que podemos fazer a partir do entendimento que a qualidade, conservação e preservação do ecossistema marinho é uma responsabilidade conjunta.

O Dia do Consumo Consciente, decretado pelo Ministério do Meio Ambiente, é um dia reservado para repensarmos o consumo desenfreado, buscando novos hábitos de consumo, que sejam sustentáveis. A data também busca promover para todas as esferas da sociedade reflexões e debates sobre os padrões de consumo atuais e como isso afeta o meio ambiente e, consequentemente, a própria sociedade.

Comemorado no mesmo dia do Professor, o Dia do Educador Ambiental, celebra esses profissionais dedicados à conservação do meio ambiente, que auxiliam na construção do futuro, ao formar pessoas críticas frente às problemáticas ambientais. Se pautando na ciência e na ética, o papel dos Educadores Ambientais é evidenciar a ligação entre meio ambiente e sociedade, sensibilizando as pessoas para que vivam de forma harmônica com a natureza.

Novembro

A Espeleologia é a ciência que estuda cavidades naturais, como cavernas e grutas, que em sua maioria são ecossistemas com  peculiaridades e fragilidades em termos de preservação e conservação. Em geral são formados pela dissolução de rochas calcárias ao longo dos tempos geológicos, sendo ambientes que acabam abrigando diversas espécies endêmicas (espécies que ocorrem em apenas um local do mundo). Além disso, por sua estrutura, as cavernas e outras cavidades naturais fornecem um local protegido, no qual podemos encontrar uma série de registros históricos e arqueológicos. A conservação desses patrimônios naturais é importante, pois são locais de grande relevância histórica, geológica e ambiental.

Este evento celebra o veganismo, envolve hábitos de vida onde não se consome nenhum produto ou alimento de origem animal. Diferente do vegetarianismo, no veganismo, além de não consumirem alimentos de origem animal, as pessoas também não consomem produtos ou serviços que utilizem qualquer tipo de animal, ou subproduto animal. O estilo de vida determina diversas características com relação à saúde, sendo o que o veganismo pode colaborar com diversos benefícios até mesmo para o meio ambiente como um todo, uma vez que reduzir o consumo de produtos de origem animal reduz diretamente os impactos ambientais da produção animal.

Comemorada no penúltimo sábado de novembro, a data foi instituída pela Lei n° 12.235/2010 e tem o objetivo de mobilizar as ações do Poder Público e da sociedade no combate ao vetor da doença, por meio de campanhas educativas, comunicação social e ações de controle. A dengue é uma doença grave, causada por um arbovírus, ou seja, um vírus transmitido pela picada de insetos e tem como vetor o mosquito Aedes aegypti. A maneira mais fácil de combater a doença é impedindo a reprodução dos vetores, ou seja, identificando e eliminando locais com água parada, nos quais os mosquitos depositam seus ovos.

A data foi criada para lembrar da importância dos rios, as fontes primordiais de água doce para a maioria das sociedades. Procura-se evidenciar a necessidade de preservar os rios, cuidando de suas matas ciliares e áreas de nascente, e não utilizando desses recursos naturais para descartar lixo ou esgoto. Os rios, além de fornecerem água, também são fonte de alimento, bem como servem como áreas de lazer, via de transporte, inclusive, auxiliando na produção de energia elétrica.

As Onças-pintadas são o símbolo brasileiro da conservação da biodiversidade. Sua data de comemoração foi concretizada pela portaria do Ministério do Meio Ambiente (MMA) n°8 de 16 de outubro de 2018. A data é importante para ressaltar ações de divulgação sobre a importância ecológica e cultural dessa espécie. A Onça-pintada é o maior felino das Américas, podendo pesar mais de 100 kg e chegar a 2,4 m de comprimento. Por ser um predador de topo, as onças-pintadas são essenciais para manter o equilíbrio dos ecossistemas. Sem predadores como as onças-pintadas, outras espécies de animais podem se reproduzir de forma descontrolada, o que traria enormes prejuízos ambientais.

Instituído em 1964, pela Lei n° 4.504/1964, o Estatuto da Terra tem o objetivo de desenvolver a agropecuária e promover a reforma agrária no Brasil. O Estatuto conta com diretrizes que regulam as práticas rurais e agrícolas no país, buscando que elas funcionem de forma justa e ordenada, tanto para proprietários como trabalhadores. Segundo a lei, uma propriedade rural tem um papel social a cumprir, o que envolve o bem-estar de trabalhadores e proprietários, a produtividade, a preservação de recursos naturais e o cumprimento das leis trabalhistas. Quando uma propriedade não cumpre este papel, ela deve ser então distribuída entre trabalhadores que tiram seu sustento da terra.

Dezembro

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ressaltar a importância e impulsionar o trabalho voluntário no mundo. Segundo a ONU, diariamente milhões de voluntários fazem a diferença para as comunidades onde vivem. Por meio do trabalho voluntário estas pessoas ajudam a diminuir a extrema pobreza e a fome, a garantir o ensino básico para todos, a promover a igualdade entre os sexos, a garantir a sustentabilidade ambiental, entre muitos outros.

Data criada em 2003 pela Assembleia Geral das Nações Unidas tem como objetivo a  sensibilização para um turismo sustentável, mirando na conservação dos ecossistemas que  compõem as montanhas. A data também procura alertar sobre a importância de se preservar as montanhas, locais que abrigam cerca de 15% da população mundial, além de apresentarem diferentes tipos de ambientes, nos quais vivem diversas espécies.

A Agência Nacional Das Águas foi criada pela lei n° 9.984 de 2000. É vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e responsável por cumprir os objetivos da Lei das Águas do Brasil (Lei n°9.433/1997). Para isso possui quatro linhas de ação, para a gestão dos recursos hídricos: regulação, monitoramento, aplicação de lei e planejamento.