Contribuições de alunos

As contribuições de alunos das escolas do Estado do Paraná são de suma importância em temáticas ambientais. Dessa forma, este espaço é destinado à publicação de cartas e demais materiais produzidos por alunos e enviados ao Portal Conexão Ambiental.

 

 

Aluna: Kamile Rafaele da Silva Dias

Colégio Estadual Costa Monteiro EF. - 9º ano B

Enviado por: Maria Angela Silveira Benatti

                            Texto em PDF

 

Universo
Paraíso, Céu Nº 00
CEP – 00.000.000 Via Láctea
Sistema Solar, 10 de setembro de 2019.

Altíssimo Senhor !

Alguns milhões de anos atrás eu lhe pedi que enviasse vida para mim. Como prometido, o Senhor enviou-me em perfeitas condições, criaturas adoráveis nos oceanos, percebi que alguns deles criaram pernas! Algo deslumbrante, as criaturas se tornaram gigantescos lagartos.
Infelizmente uma grande pedra colidiu comigo, acabando com a vida existente. O Senhor sabe que fiquei desesperada, mas logo me surpreendeu mostrando-me pequenas criaturas escondidas no solo que o Senhor nomeou de “mamíferos”,
Com o passar dos tempos, vi criaturas de duas pernas andando por mim, observei cada evolução, desde o descobrimento do fogo...
Simplesmente magnífico, o pacote que o Senhor me enviou estava me deixando animada. Essas criaturas em específico estavam evoluindo como o Senhor disse, adorei as grandes pirâmides e os lindos castelos, mas percebi um problema, essas criaturas começaram a ter um comportamento estranho, começaram a matar uns aos outros e matar os outros animais, além de que começaram a me sujar com poluentes e tralhas, ignorei e deixei...
Alguns anos depois, após guerras horríveis e aniquilações, estou desesperadamente pedindo que arrume eles, pois estão me tratando muito mal e mesmo dando a eles tudo o que precisam, estão ameaçando espécies de extinção e correm o risco de extinguirem a si mesmos.
Peço-lhe urgentemente que faça mudanças em seu comportamento e atitude, além de me ajudar a continuar oferecendo oxigênio, alimento e casa à eles.

Cordialmente,
Planeta Terra

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Alunos do 3º ano C

Escola Municipal Castro Alves - EIEF

              Texto em PDF

 

São João, 22 de Agosto de 2019

Secretaria do Meio Ambiente do Paraná - Márcio Nunes

Senhor Secretário, somos alunos do 3º ano "C" no vespertino, da Escola Municipal Castro Alves - Educação Infantil e Ensino Fundamental, da turma da professora Ivonete Barp de Castro.

Estamos desenvolvendo um projeto que chama-se "O doce que vem do campo", que tem como objetivo, preservar abelhas. Realizamos visitas de estudos aos apicultores, produzimos uma peça teatral "Preservando as abelas", chamada na rádio, assistimos documentários a morte das abelhas e a importância delas para a natureza, publicamos uma matéria no jornal de Beltrão, tivemos palestra com a nutricionista para entender como o mel é bom para nossa saúde, de forma interdisciplinar.

Precisamos de sua ajuda para que possa fiscalizar o uso de agrotóxicos que prejudicam as abelhas, pois aprendemos que elas fazem a polinização que é fundamental para o meio ambiente.

Agradecemos a colaboração de cuidar do nosso meio ambiente e principalmente as abelhas.

Um grande abraço: Eduarda Letícia Fraga da Silva, Kamilly D. Sutilli, Kauany Gabrielli, Rafaela Augustin, Raquelli Ariane, Maria Julia dos Santos, Sabrina Fruhauf, Sarah Gabrielli, Alan Gabriel Cardoso da Silva, Paulo enrique Borges Cavejon, Karoliny Zolet, Ketlin Cristina, Michel Reis de Lima, Lucas Emanuel da Silva, professora Ivonete Barp Dias de Castro.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mais colaborações podem ser enviadas no e-mail: portalconexaoambiental@sema.pr.gov.br