Eletroeletrônicos e seus componentes

- Como funciona:

Os resíduos eletrônicos são produtos como geladeiras, televisores, celulares, liquidificadores e computadores que podem ser constituídos de diversos tipos de materiais, como o plástico, o vidro e o metal, e por possuírem em seus constituintes materiais como o metal, são considerados como resíduos perigosos , que se descartados incorretamente podem acarretar em contaminação do solo, nascentes e até mesmo pessoas. As entidades gestoras responsáveis por esse setor tem como parte da sua responsabilidade na logística reversa a distribuição de pontos de recebimento para esse tipo de resíduo. Esses pontos de recebimento são os locais em que os consumidores entregam o resíduo eletrônico do qual querem se desfazer. Após o recolhimento esse resíduo é destinado para separação dos materiais, que podem ser reutilizados, reciclados ou rejeitados de forma ambientalmente adequada.

- Resultados Paraná:

No Estado do Paraná o total de pontos de recebimento espalhados pelos municípios é de 215, sendo 185 da ABREE e 30 da Green Eletron, que recolhem e destinam corretamente 100% de todo o material depositado nesses pontos. Em 2022, durante a semana do meio ambiente, a Sedest realizou a campanha de recolhimento de materiais eletroeletrônicos em parceria com 19 regionais do Instituto Água e Terra do Estado do Paraná.

- Entidades Gestoras:

Gestora para Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos Nacionais – Green Eletron

Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos – ABREE

*Maiores informações: http://abree.org.br/

- Próximos Passos:

A Sedest busca o comprometimento das empresas para o cumprimento das metas de 3 e 6% de recolhimento para os anos de 2022 e 2023 respectivamente, por isso reiteramos a importância do preenchimento da Plataforma Contabilizando Resíduos pelas empresas que comercializam esse tipo de resíduo dentro do Paraná. Com esses resultados será possível o desenvolvimento desse setor de formar conjunta, unindo o Estado, as empresas e os consumidores.