Embalagens plásticas de óleos Lubrificantes

- Como funciona:

Embalagens que contém resíduo de óleo lubrificante são consideradas perigosas por possuírem resquícios de um produto potencialmente tóxico, por esse motivo é tão importante o descarte adequado desse tipo de embalagem. O consumidor pode realizar o descarte em pontos de coleta, que podem estar localizados em comércios, distribuidores e oficinas que comercializam óleo lubrificante. Essas embalagens são recolhidas pela entidade gestora, que retira o óleo residual e realiza o processo de descontaminação da embalagem, transformando-a em matéria-prima para reutilização.

- Resultados no Estado do Paraná:

Desde o inicio da logística reversa no Paraná até o final do ano de 2021, foram coletadas 8.439 toneladas de embalagens plásticas de óleo lubrificante. O Instituto Jogue Limpo, responsável pela logística reversa das embalagens, atuou em 397 municípios do Estado, e no ano de 2021 recolheu 14 milhões dessas embalagens.

- Entidade Gestora:

Instituto Jogue Limpo.

           *Maiores informações acessar: https://www.joguelimpo.org.br/institucional/index.php             

Regulamentações estaduais (TCs/TCa):

Setor

Âmbito Instrumentos Início  Término
Embalagens plásticas de óleos Lubrificantes Estadual Termo de Compromisso (PDF)  10/12/2012 10/12/2016

 

- Próximos Passos:

A SEDEST pretende dar continuidade a logística reversa de embalagens plásticas de óleo lubrificante nos próximos anos, por esse motivo está nos objetivos da secretaria o firmamento de um novo termo de compromisso. Reiteramos a importância do preenchimento pelas empresas passíveis de logística reversa, na Plataforma Contabilizando Resíduos, referente aos seus planos. Os dados disponibilizados serão empregados para desenvolver a gestão de resíduos no Estado.