Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista

- Como funciona:

A logística reversa no setor de lâmpadas é de suma importância pois a composição desse tipo de material pode conter elementos poluentes e tóxicos como o mercúrio, além de materiais cortantes, como o vidro, e seu descarte incorreto pode gerar danos ao meio ambiente e a população. É de responsabilidade do consumir descartar adequadamente lâmpadas usadas, e para isso existem pontos de recebimento, localizados em comércios, para esse tipo de produto. Após o descarte, essas lâmpadas são encaminhadas para o processamento e seus componentes são separados para reutilização.

- Resultados Paraná:

Com cerca de 280 pontos de coleta, a Reciclus recolheu no ano de 2020 mais de 370 mil quilos de lâmpadas no Estado do Paraná, totalizando em mais de 5 milhões de lâmpadas coletadas desde o inicio de suas ações no Estado.

- Entidade Gestora:

Reciclus.

 * Maiores informações acessar: https://reciclus.org.br/https://reciclus.org.br/

- Regulamentações estaduais (TCs/TCa):

Setor

instrumento

Âmbito Início

Término

Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz  mista Termo de compromisso (PDF) Estadual 23/06/2021 23/06/2026

 

Plano de Operacionalização de Lâmpadas Fluorescentes para o Estado do Paraná: Acesse aqui o Plano em Pdf.

- Próximos Passos:

Em atendimento ao termo de compromisso vigente, a SEDEST está realizando um levantamento referente às lâmpadas que foram utilizadas pelos municípios e agora estão passivas de logística reversa, com o objetivo de recolhê-las e proceder com a destinação correta das mesmas.