Pilhas e baterias

- Como funciona:

O descarte incorreto de pilhas e baterias pode ser prejudicial ao meio ambiente, pois esses produtos possuem em sua composição elementos tóxicos como o cádmio, chumbo e mercúrio, que podem contaminar o solo, nascentes e lençóis freáticos. Os comerciantes de baterias e pilhas são encarregados pela sua logística reversa, e através de pontos de recebimento os consumidores podem descarta-las pós-consumo. A empresa responsável pela gestão desse resíduo recolhe essas pilhas e baterias para que ocorra a triagem e separação dos componentes para sua reutilização.

- Resultados Paraná:

Até o ano de 2020 foram recolhidas mais de 19 milhões de quilos de pilhas e baterias nos mais de 360 pontos de entrega voluntária distribuídos pela Green Eletron nos municípios do Paraná.

- Entidade Gestora:

Gestora para Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos Nacionais – Green Eletron

*Maiores informações: https://greeneletron.org.br/

Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos – ABREE

*Maiores informações: http://abree.org.br/

- Regulamentações estaduais:

Setor Âmbito Instrumento Início Término
Pilhas e baterias Estadual Termo de compromisso (PDF) 04/08/2017 04/08/2022

 

- Próximos Passos:

No ano de 2022 a Sedest realizou uma campanha de recolhimento de pilhas e baterias usadas, em colaboração com as regionais do Instituto Água e Terra do Paraná, para celebrar a semana do meio ambiente. Ações como essa estão nos planos futuros da Secretaria, assim como a extensão do prazo do termo de compromisso para os próximos anos.