Tipos de Áreas Verdes Urbanas

As áreas verdes estão presentes numa enorme variedade de situações: em áreas públicas; nos canteiros centrais; nas praças, parques, florestas e unidades de conservação (UC) urbanas; nos jardins institucionais; e nos terrenos públicos não edificados , em áreas de preservação permanente (APP) e em imóveis privados.

Saiba mais:

O que é uma RPPNM - Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma categoria de Unidade de Conservação particular, criada por iniciativa do proprietário, com objetivo de conservar a diversidade biológica, na qual podem ser desenvolvidas atividades de ecoturismo, educação ambiental e pesquisa científica. As RPPNs são atualmente um importante de conservação da natureza aliado aos esforços de criação de unidades de conservação de instrumento domínio público.

Em Curitiba, um dos mecanismos criados para incrementar as áreas verdes urbanas foi a Lei da Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal, aprovada em 2006 e reformulada em 2011. A Lei estimula proprietários a preservar áreas naturais conservadas que se encontram no meio urbano, oferecendo incentivos fiscais e a transferência do potencial construtivo dessas para outras áreas da cidade.